Louvor e Adoração

por: Hellen Lucena


A bíblia nos mostra que existem várias expressões de louvor e adoração. Podemos louvar e adorar através da oração, confissão, cânticos, artes, pregações, e do próprio exercício do ministério. Mas o que seria louvor? E o que seria adoração? Raramente paramos para analisar as diferenças entre louvor e adoração. Ao lermos o dicionário, encontramos as seguintes definições:


  •  Louvor: Elogiar, gabar, exaltar, enaltecer, glorificar, aprovar, aplaudir, bendizer.
  •  Adoração: Reverenciar, venerar, ter grande predileção a, cultuar, curvar-se, render-se. 

Louvor e adoração não se resumem apenas a cânticos! A música é apenas uma das muitas ferramentas dadas por Deus que nos levam a louvar e adorar. Louvor é tudo aquilo que exalta e eleva as obras do Senhor. Louvar é uma expressão de vida, é uma forma de agradecimento. A adoração é motivada no espírito, por um impulso de reconhecer quem o Senhor é. Incondicionalmente, individualmente. Adoração é um estilo de vida.

Mas não devemos pensar que é “mais espiritual” adorar, pois o que aprendemos é que louvor e adoração são igualmente importantes. Não importa o exterior, sejam palmas, mãos levantadas ou prostrando-se. Deus olha a intenção do coração!

Pages