A vocação dos filhos de Deus - parte 1

por: Tatyane Sampaio

Louvar e adorar ao Senhor são a grande vocação dos filhos de Deus. Se fossemos procurar na Bíblia os diversos testemunhos de louvor e adoração, teríamos que começar de Gênesis, e terminaríamos então em Apocalipse. Estamos repletos de exemplos maravilhosos de adoração na Palavra. Certa vez ouvi um homem de Deus dizer: “O ser humano já nasce com a necessidade de adorar, de amar algo...”.  Isso é uma grande verdade; podemos ver isso no nosso dia-a-dia, por exemplo: podemos observar que no mundo as pessoas se tornam tão dependentes uma das outras, de namorado, amigos, mãe, pai, um ídolo, um cantor, um ator, etc.

Geralmente aqueles que ainda não conheceram Jesus, e não sabem para o que nasceram, ao se tornarem dependentes demais de pessoas, acabam idolatrando uma as outras. As vezes chegam até tirar a própria vida, ou a do individuo a quem se “ama”. E isso ocorre justamente por causa da necessidade de “adoração” com a qual já nascem com elas! Esse vazio, essa necessidade de adoração com a qual todos nós nascemos só é preenchido com o grandioso e infalível amor do nosso Criador.

Adoração é algo simples quando compreendemos bem, e é de extrema importância, já que trás de fato resultados maravilhosos para a nossa vida, quando sabemos a quem estamos adorando. Vejamos isso em João 4:6-24:


"E estava ali a fonte de Jacó. Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto da fonte. Era isto quase à hora sexta. Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. Porque os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida. Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos). Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva. Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva? És tu maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado? Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna. Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la. Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido, e vem cá. A mulher respondeu, e disse: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido; Porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido; isto disse com verdade. Disse-lhe a mulher: Senhor ,vejo que és profeta. Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar. Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade."

Essa é a história de Jesus e a samaritana, que é muito pregada, e que todos nós já a conhecemos bem. Depois que aconteceu tudo isso, lá no versículo 40 e 41 diz assim: "Indo, pois, ter com ele os samaritanos, rogaram-lhe que ficasse com eles; e ficou ali dois dias. E muitos mais creram nele, por causa da sua palavra".  A Palavra diz: E muito mais creram nEle. Isso significa que alguém tinha crido antes, que era a samaritana! No versículo 14 Jesus disse: “Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.” Jesus se referia aqui ao milagre do novo nascimento, e ao selo que os filhos de Deus teriam que é o Espírito Santo. (Até aí a samaritana pensava que Jesus se referia a algo natural.) No versículo 15, a mulher pediu: "Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la". E aí a partir do versículo 16, Jesus com toda a sua sabedoria, foi promovendo um momento, para que a samaritana percebesse que a água viva da qual Ele falava era algo sobrenatural e não algo natural.

Pages